Search
  • ruasdemaua

Colômbia, Rua - Parque das Américas

Denominada pelo Decreto nº 1.307, de 13 de fevereiro de 1974, revogado pelo Decreto n° 1.372, de 11 de julho de 1974 – Dá denominação de ruas do Parque das Américas


A República da Colômbia é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. Faz fronteira com Venezuela e Brasil (leste); Equador e Peru (sul); Mar do Caribe e Panamá (norte); e Oceano Pacífico (oeste). Possui fronteiras marítimas com Venezuela, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Apresenta população de mais de 47 milhões de pessoas, tendo a 28ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul (depois do Brasil). É o terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial (logo após México e Espanha), e tem a quarta maior comunidade de língua espanhola no mundo, depois do México, Estados Unidos e Espanha.


O país é etnicamente diverso, descendente dos primeiros habitantes indígenas, colonos espanhóis, africanos escravizados e imigrantes europeus e do do Oriente Médio do século XX. A maioria dos centros urbanos está localizada nos Andes, mas seu território abrange floresta amazônica, pastagens tropicais e litorais do Caribe e do Pacífico. Ecologicamente, a Colômbia é um dos 17 países megadiversos do mundo (os de maior biodiversidade por unidade de área).


O território foi originalmente habitado por nações indígenas, como os chibchas, quimbaya e tairona. Os espanhóis chegaram em 1499, iniciando um período de colonização, dizimando aproximadamente 90% da população nativa. Criou-se o Vice-Reino de Nova Granada (hoje Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá e região noroeste do Brasil), com capital em Bogotá. A independência foi conquistada em 1819, mas por volta de 1830 a "Grã Colômbia" se fragmentou com a secessão da Venezuela e do Equador, restando Colômbia e o atual Panamá sendo a República de Nova Granada. Essa nação foi federalista – durante a Confederação Granadina (1858) e enquanto Estados Unidos da Colômbia (1863) – até a formação da República da Colômbia, declarada em 1886. O Panamá se separou em 1903, para cumprir responsabilidades financeiras com os Estados Unidos para viabilizar a construção do Canal do Panamá.


O consumo de cocaína, marihuana e outras drogas psicoativas durante as décadas de 1960 e 1970 incrementaram a produção e o processamento das drogas na Colômbia, que entre 1993 e 1999 tornou-se a principal produtora de coca e cocaína no mundo, e um dos principais exportadores de heroína. O Cartel de Medellín, o Cartel de Cali, o Cartel del Norte del Valle e o Cartel de la Costa são os principais cartéis colombianos.


Em 2017, as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colombia), uma das mais importantes guerrilhas colombianas, se tornaram um partido político, mantendo o acrônimo – agora Força Alternativa Revolucionária do Comum.


É Estado Associado do MERCOSUL


Curiosidade: Antiga Rua 11

Caso você tenha mais informações sobre esse logradouro, colabore:

https://ruasdemaua.wixsite.com/site/sugira-uma-rua



1 view0 comments

Recent Posts

See All