Search
  • ruasdemaua

Iperó, Rua - Jardim Pedroso

Iperó situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba. O município, de 170,9 km2, é formado pela sede e pelo distrito de Bacaetava. Sua população é de 37.133 habitantes (IBGE, 2019).

O município sedia o Centro Experimental Aramar, da Marinha do Brasil, e a Floresta Nacional de Ipanema, órgão vinculado ao ICMBio. Um ponto que é marco da história de Iperó é a Fundição Ipanema, berço da industrialização no Brasil.

A origem do nome Iperó é controvertida, mas provável seja tupiniquim, povo indígena responsável pela colonização do território antes da chegada de colonizadores europeus no século XVI. Assim, Iperó pode significar lenço ("Y") dos portugueses ("Perós"). Essa versão é reforçada pela existência do Rio Iperozinho, afluente do Rio Sorocaba onde foi instalada a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, a mando do governador-geral Mem de Sá.

Em 1964 é realizado plebiscito no vilarejo, com ampla vitória pela emancipação. Em 21 de março do ano seguinte é promulgada lei estadual que emancipa o Município de Iperó. O novo município, originariamente um núcleo ferroviário, abriga centenárias povoações da Fazenda Ipanema, bairro de Varnhagem e Bacaetava. Porém, até meados dos anos 90, o antigo núcleo ferroviário não se integrou satisfatoriamente com as regiões mais longínquas do município, até que personalidades do novo distrito de George Otterer (nas imediações da antiga Fazenda Ipanema) iniciaram um novo movimento pela emancipação daquele distrito, porém sem sucesso.


Caso você tenha mais informações sobre esse logradouro, colabore:

https://ruasdemaua.wixsite.com/site/sugira-uma-rua








1 view0 comments

Recent Posts

See All