Search
  • ruasdemaua

Lazar Segall, Rua - Vila Assis Brasil

Decreto nº 754, de 23 de setembro de 1969 - Denominação de ruas da Vila Assis Brasil, Jardim Zaíra e Vila Falchi.


Lasar Segall nasceu em Vilna, na atual Lituânia, em 21 de julho de 1889. Ainda jovem frequentou a escola de desenho local. Aos 17 anos viaja para Berlim, onde frequenta a Escola de Artes Aplicadas e, depois, a Academia Imperial de Belas Artes. Em 1917, aproxima-se de artistas, escritores e intelectuais de Dresden que estimulam o desenvolvimento de novos caminhos de expressão.


Por conta da situação econômica da Alemanha, Segall migra com a esposa Margarete para o Brasil, ao final de 1923. Em São Paulo, é imediatamente acolhido pelos modernistas. Margarete o abandona em outubro de 1924 e volta para a Europa. Em junho de 1925, Segall casa-se com Jenny Klabin.


Da carreira artística, expõe pelo Brasil e o mundo (tendo, inclusive, obras apreendidas pelo III Reich e exibidas nas exposições de “Artes Degeneradas” do governo nazista).


Segall falece em 2 de agosto de 1957, em sua residência na Vila Mariana, em São Paulo. Sua viúva reúne documentação do esposo, e dedica-se a conservar seu acervo, com intenção de fundar um museu – que é inaugurado em 21 de setembro de 1967 pelos seus filhos, situado na antiga residência do casal.


Fonte: Museu Lasar Segall.


Curiosidade: Antiga Rua 3.


Caso você tenha mais informações sobre esse logradouro, colabore:

https://ruasdemaua.wixsite.com/site/sugira-uma-rua




Segall em seu ateliê. Acervo do Museu Lasar Segall







14 views0 comments

Recent Posts

See All