Search
  • ruasdemaua

Luiz Polizel, Rua - Jardim Paranavaí

Lei n° 3.482, de 24 de abril de 2002


Luiz Polisel nasceu em Monte Alegre do Sul, interior de São Paulo, em 13 de dezembro de 1916. Viveu pela roça até os 20 anos, em várias cidades.


Mudou-se para São Paulo, trabalhando em serviços pesados (como em aterros e fazendo abertura de valas em ruas). Graças a uma oportunidade, passou a trabalhar na Lorenzetti, onde travou contato com maquinário industrial. Nessa seara, Luiz atuou também na Mapri.


Por volta de 1946, junto com os irmãos Antonio, Germano e Liberali (uns entendiam de modelação, outros de marcenaria, um pouco de desenho mecânico...), Luiz acabou desenvolvendo as próprias máquinas que foram o embrião da Indústria Metalúrgica LIPOS, então no bairro da Vila Prudente, em São Paulo.


Os irmãos encontraram um barracão na esquina da Rua Santa Cecília com a Avenida Queiroz Pedroso, em Mauá, que pertencia a Décio de Assis Pedroso, que havia montado uma pequena fábrica com máquinas compradas, porém não conseguindo fazê-las produzir. Então, os quatro alugaram o barracão, e compraram as máquinas de Pedroso.


Oportunamente, adquiriram também o barracão, e assim foram se desenvolvendo, a custa de muitas horas de trabalho. Com o tempo, Liberali deixou a sociedade, e dela passou a participar Sylvio, que havia voltado da guerra. Assim, foram crescendo e adquirindo outras áreas do entorno, até ter a configuração e o tamanho atuais.


Atualmente a fábrica não pertence mais à família Polisel.


Luiz faleceu em janeiro de 1989, em São Paulo.


Curiosidade: Antiga Rua B.


Contribuição: Celso Luiz Polisel (filho do Sr. Luiz)


Caso você tenha mais informações sobre esse logradouro, colabore:

https://ruasdemaua.com.br/sugira-uma-rua










10 views0 comments