Search
  • ruasdemaua

Mirassol, Rua - Jardim Pedroso

Decreto nº 1.622, de 14 de novembro de 1975. Denomina ruas: R. Cedral, R. Ribeirão Preto, R. Limeira, R. Marissol, R. Araraquara, R. São Manoel, R. Tabapuã, R. Catanduva e outras.


Mirassol se localiza no norte do estado de São Paulo, a 453 km da capital e a 15 km de São José do Rio Preto. O município é formado pela sede e pelo distrito de Ruilândia. A cidade tem uma população de 60.303 habitantes (IBGE/2020) e uma área de 243,2 km².

Fundada em 8 de setembro de 1910 por Joaquim da Costa Penha e Victor Cândido de Souza, seu nome então era "São Pedro da Mata Una", devido ao padroeiro escolhido: o santo apóstolo Pedro. Em 27 de novembro de 1919 a então São Pedro da Mata Una é elevada a distrito, mudando seu nome para Mirassol. Transforma-se em município em 23 de dezembro de 1924, desmembrada de Rio Preto.

Por volta de 1913, começaram a surgir, ao longo dos espigões, grandes cafezais e culturas de alguns cereais. Inúmeros estrangeiros e habitantes de outros estados afluíram para a região.

A industrialização da cidade se deu a partir de 1917, quando Feliciano Sales Cunha, monta uma serraria. A cidade passa a ter uma relevante indústria moveleira desde então.

Por volta de 1920, a industrialização de Mirassol ganha uma nova força, com a fabricação de carros movidos a gasogênio pelas famílias Tomé, Cica e Vita.


Curiosidade: Desconhece-se a exata origem que motivou a alteração do nome, porém diz o conhecimento popular que dá-se pela grande quantidade e exuberante beleza de girassóis encontrados na localidade. Contudo, fontes oficiais afirmam que o nome Mirassol se dá pelo centro da cidade ser um dos pontos mais altos da região, podendo-se vislumbrar o nascer e o por-do-sol ao horizonte.


Curiosidade; antiga Rua 7


Caso você tenha mais informações sobre esse logradouro, colabore:

https://ruasdemaua.wixsite.com/site/sugira-uma-rua






1 view0 comments

Recent Posts

See All