Search
  • ruasdemaua

Santa Bárbara d'Oeste, Rua - Jardim Pedroso

Santa Bárbara d'Oeste faz parte da região de Campinas, e encontra-se á noroeste da capital, distando cerca de 138 km de São Paulo. Com área de 271,492 km², sendo 82 km² em perímetro urbano, tem 130 bairros e apresenta população de 194.390 habitantes (2020), sendo o 44º município mais populoso de São Paulo e o sexto da Região Metropolitana de Campinas.

A cidade foi emancipada de Piracicaba (então Constituição) na década de 1900. Sua fundação remonta à 1818, ano em que foi construída a igreja matriz local. Seu aniversário é 4 de dezembro, em homenagem a padroeira Santa Bárbara, que também serviu de referência para o nome do município.

A cidade é considerada berço da indústria automobilística brasileira, pore ter sido responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil.

Da tradição cultural se destacam desde oartesanato a o teatro, passando por música e esportes. A imigração norte-americana no século XIX proporcionou influências nas manifestações culturais e atrativos turísticos, como a "Festa da Imigração", a "Feira das Nações" e a "Festa Confederada Brasil-Estados Unidos". No município encontra-se o Cemitério do Campo, conhecido popularmente por "Cemitério dos Americanos" - administrado pela Fraternidade de Descendência Americana, entidade que promove reuniões e eventos periódicos para preservar tradições e costumes dos imigrantes estadunidenses.


Curiosidade: Margarida da Graça Martins é considerada a fundadora da cidade, por ter doado o terreno para a construção da igreja, sendo assim o primeiro município brasileiro fundado por uma mulher.


Caso você tenha mais informações sobre esse logradouro, colabore:

https://ruasdemaua.wixsite.com/site/sugira-uma-rua






1 view0 comments

Recent Posts

See All